Balneário: cidade inteligente e conectada

A revista Exame deste mês mostra reportagem sobre as cidades mais inteligentes do Brasil. Fez análise de 700 das principais cidades brasileiras e graduou as 50 melhores.

O Rio de Janeiro lidera o ranking das 50 cidades mais inteligentes do Brasil, elaborado pela consultoria Urban Systems. O estudo será apresentado durante o Connected Smart Cities, evento que vai até este dia 5 em São Paulo.

Para chegar à lista, foram analisados 70 indicadores em onze áreas de gestão pública de 700 municípios: economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação.

A região Sudeste tem quatro entre essas cidades - duas em Goiás, uma no Distrito Federal e uma no Mato Grosso do Sul. A região Nordeste tem seis cidades: uma em cada Estado – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O Sudeste tem 34 cidades: 22 em São Paulo, oito em Minas, três no Rio de Janeiro e uma no Espírito Santo.

O Sul tem seis cidades: três no Paraná - Curitiba, Maringá e Pato Branco, uma no Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e duas em Santa Catarina (Florianópolis e BALNEÁRIO CAMBORIÚ).

No ranking geral, Florianópolis está colocada em oitavo lugar nacional e Balneário Camboriú em 26º.